Para mim, cada terreno proporciona um novo nascimento para dar início a mais um projeto único. No Aldeia do Vale, é impossível achar lotes idênticos. Cada um deles tem umas características diferentes.
O projeto precisa estar em harmonia com o caráter do terreno.
Antes de adquirir um lote novo para o próximo projeto acostumo passar muito tempo nele para observar todas as suas possibilidades.
Lotes em aclive proporcionam a possibilidade de apresentar uma fachada imponente e dramática. Lotes com forte declive e orientação adequada convidam a explorar as vistas.
Um fator importante é a transição do sol. A escolha correta do terreno evita o desenho e execução de elementos protetores de sua incidência nas possíveis aperturas em função das possíveis vistas que proporciona o terreno.
As possibilidades de privacidade não são menos importante. Esse detalhe importante é mais fácil de observar quando tiver casas já construídos nos lotes vizinhos. No caso do Lado Alto recém-urbanizado do Aldeia de Vale é mais complicado e devo imaginar os projetos futuros para evitar percas de intimidade dos moradores no seu futuro lar.
Geralmente os terrenos mais valorizados são os bem localizados e planos.
Os terrenos planos obviamente oferecem a possibilidade de executar uma obra mais econômica, porém, na minha perspectiva, carecem de caráter inspirador para desenvolver um projeto atrativo.
A localização obviamente é muito importante. Porém para os nossos projetos esse fator padrão não vem sendo primordial. Uma casa única precisa de detalhes únicos, apesar de nem sempre estar nas melhores localizações.


